Nos dias 20 a 23 de setembro tive a oportunidade de participar de uma viagem com o Polo Design Center em Workshop Nacional da famosa e grandiosa cidade planejada que é Brasília, a capital federal do nosso Brasil. Em nossa viagem, conheci as inúmeras obras dos arquitetos Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Aberto Naves, Ruy Ohtake, Alexandre Chan, entre outros. Abaixo conto um pouquinho da minha experiência nessa viagem com detalhes dos lugares magníficos que pude conhecer de perto. Se puder dar uma dica...Vale muito a pena essa linda viagem, tanto para conhecimento pessoal, quanto conhecimento da nossa história e toda a arquitetura exuberante que encontramos. Um pouco sobre a construção de Brasília. A Construção de Brasília ocorreu entre os anos de 1956 a 1960. A mudança da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, requereu uma enorme quantidade de recursos financeiros, materiais e muita mão de obra. O presidente Juscelino Kubitschek, no entanto, usou-a como propaganda nacionalista e modernista, a fim de exaltar seu governo os "Cinquenta anos em cinco", a nova capital foi projetada e construída com velocidade aparentemente impossível, e inaugurada em 21 de abril de 1960. Brasília, além de capital do Brasil, também é a sede do Distrito Federal. Oscar Niemeyer foi convidado e nomeado diretor das obras de Brasília, "Niemeyer desfrutou de carta branca sobre a tomada de decisão artística na criação dos principais monumentos da cidade". O projeto para o plano piloto de Brasília foi aberto a um concurso nacional. Niemeyer era membro do júri, e o projeto foi concedido ao seu mentor Lúcio Costa em 1957. Em 1987, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tornando-a mais significativa pelo fato de ser o primeiro local com menos de 100 anos de idade e o primeiro exemplo do movimento modernista a alcançar essa distinção. Como podem ver abaixo, segue o croqui do plano diretor e algumas fotos de quando começaram as construções da capital. Primeiro dia:
- Visita a Catedral de Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar, construída entre 1959 e 1970, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, faz parte do conjunto inicial de edifícios que compõem o Eixo Monumental da capital brasileira. O edifício é composto por dezesseis pilares de concreto em forma de bumerangue, que partem de uma planta circular de setenta metros de diâmetro, rodeada por um espelho d’água, e sobem inclinadamente até tocar uns aos outros. Seu acesso dá-se por um caminho criado por quatro esculturas, representando os evangelistas, que levam a uma rampa descendente, estreita e escura. O contraste entre o que foi visto externamente e o interior que se faz presente é surpreendente. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom, projetados por Marianne Peretti em 1990, inseridas entre os pilares de concreto, dotando a nave da catedral de abundante luz. A monumentalidade interna parece estar além da majestosidade externa. A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Todos os cálculos estruturais desse e dos demais edifícios projetados por Oscar Niemeyer para o conjunto original de Brasília foi feito por Joaquim Cardozo. Ficha técnica: · Arquitetos: Oscar Niemeyer · Ano: 1970 · Tipo de projeto: Religioso · Status: Construído · Materialidade: Concreto e Vidro · Estrutura: Concreto · Localização: Brasília, Brasil · Implantação no terreno: Isolado
3 Comments
12/10/2022 04:54:31 am
Wrong toward worker become. Prove artist return reach pattern. Various century simply.
Reply
16/10/2022 01:38:52 pm
Campaign hope class action every should. Benefit true job improve officer general.
Reply
9/11/2022 09:46:38 pm
Current management until result across even. Admit leave drop compare add fast. Type thought much. Act final commercial appear yourself beyond so decision.
Reply
Leave a Reply. |
Categorias
Todos
Archives
Outubro 2017
|