Silvia Romanholi :: Design de Interiores

  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO
  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO

​BLOG

POP ART

20/8/2012

0 Comentários

 
 Imagem
Mural na estação de metrô da Times Square (NYC) de Roy Lichtenstein, 1994.
              Olá! Escolhi o tema de hoje por ser um movimento que teve início nos anos 50, mas que nos coloca para refletir até hoje. Dentro da arte moderna, o movimento do Pop Art, com a sua temática figurativa e em um momento pós segunda guerra, ilustra a influência e o poder da cultura americana. Por definição, questiona-se a massificação da cultura popular capitalista, além de criticar a arte expressionista abstrata; dessa forma, notamos a elitização de uma arte popular. Na imagem acima, podemos ver a obra de um dos precursores do Pop Art que decidiu ilutrar a visão futurista de New York por meio de temas espaciais e elementos de revistas em quadrinhos, uma de suas marcas registradas.
             Este movimento, como falei, teve início em meados nos anos 50 na Inglaterra e foi ganhar força no final  deste período nos Estados Unidos. Apesar das obras americanas e britânicas estarem reunidas em um mesmo movimento, o motivo de origem diferem de um país para outro. Vejam a comparação:

Pop Art na Inglaterra

 Imagem
I was a Rich's man Plaything, de Eduardo Paolozzi (1947)
   Por representarem um cultura que não era a deles, os britânicos mostravam a cultura de massa popular americana de uma forma romântica e ao mesmo tempo com humor. No início era colagens de revistas em quadrinhos e materiais de publicidade. 
    O movimento teve origem por meio do "Independent Group" que era um grupo formado por pintores, críticos, escultores e arquitetos que questionavam a arte elitista e as implicâncias de uma cultura em massa que era transmitida por meio da publicidade, filmes, revistas em quadrinhos, ficção científica e pela própria tecnologia. 
    A imagem acima faz parte de uma coletânea de colagens chamada Bunk! (1947-1949) feitas pelo pintor e escultor Eduardo Paolozzi que buscou fazer uma representação da cultura americana basicamente por meio de peças publicitárias.

Pop Art nos EUA

 Imagem
Drowning Girl, de Roy Lichtenstein (1963)
 Inseridos e parte atuante da cultura popular americana, os artistas buscaram ilustrar obras que estavam além de peças publicitárias bem elaboradas; e para isso, possuíam uma linha muito mais agressiva  e direta quando comparada ao Pop Art britânico. 
   Os artistas trabalhavam com elementos comuns da rotina dos americanos como uma forma de transpor o vazio existente de uma cultura em massa. A arte que foi produzida sempre se baseava na ironia, no humor, na paródia e na impessoalidade.
   A imagem acima é uma pintura que foi idealizada para representar um fotografia e consiste numa paródia da história em quadrinhos "Secret Hearts" (nº 83) da DC's Comics.
         Deixo mais algumas obras! Aposto que algumas são bem conhecidas já..!
Bjokas
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Categorias

    Todos
    Banheiros E Lavabos
    Cores
    Cozinhas
    Datas Comemorativas
    Design
    Designers E Arquitetos
    Dicas
    Entrevistas
    Eventos E Exposições
    Fases Da Arquitetura
    Feira De Milao
    Feng Shui
    Flores
    Iluminação
    Imagem Da Semana
    Marketing
    Materiais E Técnicas
    Moda + Design De Interiores
    Móveis
    Organizacao E Limpeza
    Quartos E Closets
    Restaurantes E Hotéis Design
    Sala De Estar E Jantar
    Tecidos
    Tecnologia

    Archives

    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Março 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012

    Feed RSS

Alameda dos Maracatins, 1217 - Conjunto 917 - Moema - São Paulo
Telefone: 11 3881.0227