Silvia Romanholi :: Design de Interiores

  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO
  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO

​BLOG

Modernismo: Menos é Mais

12/6/2012

0 Comentários

 
Boa tarde! Como foram de feriado? Bastante chuvoso, mas ideal para arrumar armários.. rs!

       Como ontem não consegui postar, hoje serão dois temas: dicas e modernismo. A frase do título parece recente, mas não se enganem, pois ela foi dita por um arquiteto chamado Mies Van der Rohe em meados do século XX, período correspondente ao modernismo.
          A arquitetura moderna nasceu em um período de grandes transformações e acontecimentos mundiais, como as duas guerras mundiais e revolução industrial. Dessa forma, o modernismo veio com o objetivo de renovar a arquitetura com idéias de industrialização, economia e a recém descoberta do design. A máxima era rejeitar o antigo, o supérfluo e o superficial. A saga era contra ornamentos, símbolo do que era antigo. Sua origem foi influenciada por nomes e escolas que até hoje são importantes, como:
  • Bauhaus (Alemanha): escola de design, artes plásticas e arquitetura criada em 1919. Buscava unir a arte e artesanato à tecnologia, seja tecnologia de novos materiais ou até de produção.
  • Le Corbusier (França): considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX, ia contra o ornamento. Defendia que todos os prédios deveriam ser brancos e já compreendia a necessidade de estruturação das cidades com a presença dos automóveis. Foi um dos precursores do urbanismo.
  • Frank Lloyd Wright (EUA): outro grande nome, partia do princípio que cada projeto deveria ser individual de acordo com sua finalidade e localização.
          Dessas influências formaram-se duas vertentes que marcaram o modernismo:
  1. International Style: levava a filosofia européia; ou seja, pregava uma arquitetura limpa, sintética, racional e funcional.
  2. Arquitetura orgânica: em oposição ao International Style e baseada nas idéias de Frank Lloyd Wright, as construções eram como organismos vivos que deveriam atender às necessidades de seus moradores. À medida em que as construções influenciavam os homens, os arquitetos seriam os seus modeladores.

Modernismo no Brasil

 Imagem
"Casa Modernista" Primeira casa moderna do Brasil (1929)

       No Brasil, os conceitos não foram diferentes, então, inicialmente, havia a oposição ao antigo; entretanto, os conceitos europeus foram adaptados para a cultura brasileira. Um exemplo disso, é a artista Tarsila do Amaral. O marco oficial do modernismo no Brasil foi com a Semana da Arte Moderna em 1922.
        Apesar da influência de todos os arquitetos mencionados, foi o Le Corbusier que inspirou arquitetos brasileiros como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Pode-se dizer que Niemeyer foi o grande responsável pela popularização deste estilo no país. 

Bjokas
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Categorias

    Todos
    Banheiros E Lavabos
    Cores
    Cozinhas
    Datas Comemorativas
    Design
    Designers E Arquitetos
    Dicas
    Entrevistas
    Eventos E Exposições
    Fases Da Arquitetura
    Feira De Milao
    Feng Shui
    Flores
    Iluminação
    Imagem Da Semana
    Marketing
    Materiais E Técnicas
    Moda + Design De Interiores
    Móveis
    Organizacao E Limpeza
    Quartos E Closets
    Restaurantes E Hotéis Design
    Sala De Estar E Jantar
    Tecidos
    Tecnologia

    Archives

    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Março 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012

    Feed RSS

Alameda dos Maracatins, 1217 - Conjunto 917 - Moema - São Paulo
Telefone: 11 3881.0227