![]() Olá caros leitores. Hoje estamos de volta com uma matéria super interessante, construção de edifícios em blocos de concreto. Atualmente esse tipo de material está em alta devido ao processo mais rápido da construção, mão-de-obra ágil, menor desperdício em obra, economia e diversos outros benefícios, porém sempre existem os dois lados da moeda, seus prós e contras. Abaixo iremos apresentar um pouquinho desse material à vocês. Falando sobre o material em si, os blocos vem quebrando barreiras quanto sua fama, antigamente eram taxados de mal-acabados, enquanto hoje são usados em bloco aparente, dispensando os gastos com acabamentos. Também possuem uma alta resistência ao fogo e vento (interferências naturais), e é uma opção quando falamos em paredes de vedação ou estruturais não sendo necessário a construção de pilares e vigas. Com relação ao custo X benefício, nesse tipo de construção fica por conta da economia de materiais que fazem parte de sua composição. E aqui vão os prós e contras que elaboramos: Prós:
Contras:
Abaixo, mostramos uma construção feita por blocos de concreto do escritório Terra e Tuma que recebeu os seguintes prêmios: Casa Maracanã PRÊMIO AsBEA 2012
SHORTLIST XIX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito 2014 SHORTLIST Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2015 Ocupando toda a largura do lote, as paredes laterais desempenham o papel de muros de divisa e também como paredes estruturais, feitas com bloco de concreto autoportante. Assim, os oito metros de largura do ambiente social ficam livres da interferência de pilares. A extrema simplicidade dos materiais - blocos de concreto autoportantes ou de vedação, sem revestimento - faz par com a exposição das tubulações, piso e escadas de concreto, todos aparentes. O cuidado na seleção dos fornecedores, por exemplo, garantiu a proximidade entre seus tons de cinza, tão claros quanto possível. A casa se desenvolve em três pavimentos, possui jardins na frente e nos fundos com acesso a sala de estar, que se encontra no andar inferior. O mezanino transversal, no pavimento intermediário, interliga a passagem do setor social para o de serviços e o estúdio. No andar superior, os dormitórios (três no total) dividem um pouco mais de três metros de largura por oito de comprimento, compartilhando o banheiro que, recebeu revestimento externo decorativo, o painel em cerâmica, que foi concebido pelo artista plástico Alexandre Mancini, disfarçando as janelas na fachada . Abaixo seguem as plantas e cortes da edificação.
0 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
Todos
Archives
Outubro 2017
|