Silvia Romanholi :: Design de Interiores

  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO
  • HOME
  • PERFIL
  • PROJETOS
  • BLOG
  • MÍDIA
  • CONTATO

​BLOG

Gavetas que diminuem sozinhas

31/5/2012

0 Comentários

 
 Imagem
Olá!!

         Não sei como são as gavetas de vocês, mas às vezes tenho a impressão de que as minhas vão mudando de tamanho ou que vão engolindo objetos que eu nunca mais acho... rs... Como vcs já perceberam, hoje vamos falar sobre arrumação de gavetas! Coragem pessoal...! É um trabalho chato, porém necessário e altamente gratificante após o término!
       Existem várias formas de se organizar uma gaveta, formas baratas e outras um pouco mais elaboradas. Em qualquer lugar do mundo, a opção mais barata é  sempre manter a ordem na gaveta, como por exemplo, roupas dobradas da forma correta. Eu reorganizo todo o meu closet umas 3 vezes por ano, e após estas super arrumações, eu só vou mantendo. Como existem gavetas para diferentes objetos, vejam as imagens abaixo.

 Imagem
(Click para ver maior)


Esta é uma gaveta que propõe uma arrumação um pouco mais elaborada; como vocês podem ver, existem vários furinhos no fundo da gaveta que permitem o encaixe dos pinos. Estes pinos mantêm a ordem dos pratos no abrir e fechar da gaveta. Além disso, uma forma que gosto muito, é colocar cestas/caixas dentro da gaveta para separar os objetos, como é o caso dos guardanapos e talheres.

 Imagem

Estes organizadores de gavetas são ótimos pela sua versatilidade, pois servem em qualquer tipo de gaveta. Uma caixa, que custa em média R$30,00, vem com 8 tiras que formam 32 casulos; e, caso, a altura das tiras seja grande, vocês ainda podem cortar no tamanho necessário. Como sugestão: roupas íntimas, meias, cintos, gravatas, acessórios, esmaltes, maquiagem, roupas de bebê e etc.

 Imagem
(Click para ver maior)



Acho esta opção um pouco limitada se algum dia vocês quiserem utilizar a gaveta para outra finalidade, porém vai de gosto. Gavetas divididas são boas por apresentarem uma estrutura mais sólida. Recomendo fazer este quadriculado solto da gaveta para evitar a situação que mencionei.

 Imagem
(Click para ver maior)



Definitivamente, é a gaveta de cozinha dos sonhos de qualquer cozinheiro(a)! Apesar da semelhança da foto acima, esta gaveta apresenta divisórias customizadas, ou seja, foi pensado exatamente na proposta da gaveta, que no exemplo da foto, incluía até temperos.

        Além das idéias acima, ainda existem opções que dependem da disposição de cada um, mas que valem serem mencionadas:
  • divisórias e caixinhas de papel/papelão (para deixar mais bonito, vocês podem forrar estas divisórias com tecido ou papel de presente)
  • caixas de plástico ou acrílico com divisórias móveis
  • divisórias de tecidos (na área de serviços do Shopping Iguatemi tem uma loja inteira voltada para a arrumação de closet, as propostas são muito bonitas, porém caras)
  • caixas de presente ou materiais (já vi até exemplos com caixas de sabonete)

Boa sorte com a arrumação!!! Te garanto que as gavetas parecerão maiores!! Bjokas
0 Comentários

Depois de vacas e rinocerontes: Call Parade

30/5/2012

0 Comentários

 
 Imagem
           Após exposições como a cow parade e a rino mania, vacas e rinocerontes já tornaram-se figuras bastante famosas e esperadas nas cidades. Dessa vez, são os orelhões que sofreram intervenções. Entre os dias 20 de maio e 24 de junho os paulistanos podem conferir os 100 orelhões que sofreram modificações. A iniciativa, que partiu da Vivo/Telefônica, tem o objetivo principal de comunicar a troca de marca dos orelhões, que nos próximos meses, passarão de amarelos para roxo, laranja, azul ou verde; cores da logomarca Vivo. Além disso, o Call Parade foi elaborado com a intenção de celebrar a conectividade entre a cidade, as manifestações artísticas, seus autores e a população. 
              As obras foram elaboradas por 100 artistas, 10 selecionados por um comitê curador e 90 por um heterogêneo, e não possuem temas pré-defnidos, ou seja, o que vemos partiu da concepção de cada artista. Vocês podem conferir os orelhões em oito circuitos que envolvem os principais bairros da região metropolitana, ou seja, Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Vila Madalena, Centro, Paraisópolis e etc. Para ver exatamente os pontos, faça o download do mapa.
            Como sempre, selecionei imagens dos orelhões que mais gostei! Para ver todos, click aqui.

História do Orelhão

 Imagem
             Hoje, o orelhão é algo muito comum e que todos conhecem, mas a sua história iniciou em 1934 quando a CTB (Companhia Telefônica Brasileira) instalou alguns exemplares de telefones públicos de pagamento antecipado em Santos. Inicialmente, estes telefones eram instalados apenas em pontos credenciados, como bares, cafés e padarias para evitar degradação. Telefonistas ainda auxiliavam nas ligações. Foi apenas em 1971 que os telefones públicos foram para as calçadas de São Paulo, mas apenas 13 cabines que eram feitas de vidro e acrílico, materiais caros e de baixa durabilidade.

 Imagem
           Apesar da expansão ter continuado em 1971, desde o ano anterior, a arquiteta e chefe da Engenharia de Prédio da CTB, Chu Ming, compreendeu a necessidade de uma proposta de melhor custo benefício para que a expansão ocorresse por completo. Foi então que propôs o formato oval de fibra de vidro, devido à melhor acústica e material barato e resistente. Ela buscava a simplicidade e conforto.
            O sucesso de seu projeto foi constatado com a distribuição de orelhões em SP, RJ e outras capitais, totalizando cerca de 4.200 aparelhos; número bem diferente do atual: mais de 52 mil.

Só fico triste porque os orelhões não continuarão expostos..... 

Bjokas
0 Comentários

Móveis antigos com cara nova, quase uma plástica facial!

29/5/2012

0 Comentários

 
 Imagem
Boa noite!!

            Quis começar com a imagem acima, porque representa bem o que vamos falar... Como vocês podem ver, esta é uma poltrona de estilo vitoriano, Luís XV, que foi totalmente modificada apenas com a troca de tecido. Em uma sala, esta poltrona seria o ponto chave.
            São pequenos detalhes, na maioria das vezes fáceis, que transformam muitos móveis que iríamos descartar. Essa foi uma situação pela qual passei quando mudei para o meu atual apartamento. Consegui aproveitar duas poltronas Luís XV, modelos um pouco diferentes da imagem, uma cama de ferro mudando a cor e uma chaise cortando um dos braços e trocando o tecido. A durabilidade dos móveis, principalmente da madeira, de alguns anos atrás é muito maior quando comparados aos móveis de hoje, por isso que o reuso torna-se viável. Gosto muito da idéia de reaproveitar por ser importante ser sustentável quando é possível. Também acho válido mencionar que a decoração de um ambiente sempre parte de um conceito/estilo que deve ser respeitado, pois às vezes na intenção de reaproveitar algo, o resto acaba sendo desvalorizado, ponto em que insisto muito. Tudo deve ter uma harmonia e deve ser executado com qualidade.
           As imagens abaixo são os exemplos que eu selecionei e as dicas estão na legenda.
Bjokas
0 Comentários

Flores em qualquer época do ano

28/5/2012

4 Comentários

 
 Imagem
Olá!! 

            Sei que a segunda já está acabando, mas me inspirei no tema de hoje porque a minha filha ganhou orquídeas e montamos o arranjo ao lado... hehehe. Flores são sempre especiais e trazem harmonia, principalmente quando as usamos em casa. 
         De acordo com o estudo realizado pela Flowers and Plants Association, as flores são capazes de influenciar o nosso bem-estar por meio de substâncias químicas responsáveis pelo aroma. Rosas e lírios são capazes de estimular a produção de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Além disso, em geral, ajudam na renovação da energia do local, aumentando a sensação de relaxamento. Pelo feng-shui, as flores, de preferência naturais, aumentam a alegria e tranquilidade na casa; sendo que cada cor é responsável por uma sensação, como:
  • Pétalas brancas: frescor e paz
  • Pétalas vermelhas: alegria e paixão
  • Pétalas amarelas: energia, alegria e alto-astral
              Ao escolher um arranjo para a sua casa, o primeiro passo é definir se serão flores naturais ou artificiais, ambas opções são válidas e bonitas, o que muda é a disponibilidade de vocês para trocar a água e cortar os caules quase todos os dias para que as naturais durem mais. Hoje, com novos materiais e tecnologias, vocês conseguem encontrar muitos arranjos artificiais maravilhosos. 
                 Pensando o que escrever sobre o assunto, elaborei um check-list do que vocês devem considerar:

 Imagem




Tipo de arranjo: podem ser modernos, românticos, contemporâneos... o ideal é combiná-los com o tipo de decoração da sua casa.
       Chamaria o arranjo ao lado de cítrico! rs.. Recomendo o uso em copas e cozinhas. A opção dada foi com laranja, mas vocês podem escolher a fruta que melhor combina com a decoração da sua casa, por exemplo: limão.

 Imagem

Outros elementos: flores são lindas sozinhas, mas vocês também podem combinar com outros elementos, como velas e bolas grandes de vidro para enriquecer ainda o arranjo. Um segredo para misturar flores com elementos que não podem molhar (como mostra a figura ao lado), são os pequenos tubinhos com água que as floriculturas colocam no caule, principalmente quando o caule está bem curtinho.

 Imagem


Altura e aonde colocar: é importante que você pensem na altura dos arranjos, pois se muitos baixos, podem sumir, ou se muito altos, podem tirar a harmonia do visual.
           Em geral, os vasos são posicionados em pontos de destaque da sala, como mesas e aparadores, da copa, no centro de mesa ou prateleiras e etc. Cabe a vocês decidirem aonde são os pontos chaves.
            Notem que no exemplo ao lado, para fazer o arranjo com as frutas, os vasos foram posicionados de cabeça para baixo.

 Imagem



Perfume X Ambiente: recomendo o uso de flores mais perfumadas na sala ou cômodos de transição, pois as vezes, flores quando são colocadas no quarto podem provocar até alergias respiratórias. Adoro lírios para a sala de estar.

 Imagem
Escolha de vasos: qualquer recipiente que caiba uma flor pode ser considerado um vaso. Tudo depende da criatividade de vocês, mas já vi flores em copos, taças de cristal, vasinhos de murano, latas de alumínio, garrafas de vidro, canecas de cerâmica, xícaras, regadores e etc etc etc... Uma dica para colocar flores em cachepôs vazados, como o da foto ao lado, é colocar um bowl dentro, tipo o de tomar sucrilhos. Assim a água fica no bowl escondido.
           Para transformar recipientes comuns e vasos charmosos, como garrafas de vidro verde, vocês podem utilizar fitas, laços, tecidos estampadinhos...

 Imagem


Acabamento dos arranjos
: são itens que eu sempre tenho em casa, pois ajudam no visual e acabamento, sendo: bolinhas de vidro (as minhas são as azuis da primeira foto), musgo, casca de árvore e sal grosso (mas apenas para flores artificiais). 
       Na foto ao lado, a pessoa fez esta bola tramada e colocou um palito de churrasco para deixar na altura das flores.

 Imagem



Vários arranjos juntos
: caso vocês tenham vasos que se complementam, também fica muito bonito colocá-los juntos, é claro que sem excessos. Quando falo vasos que se complementam, até várias garrafas de vidro valem. O legal é brincar com as alturas.

 Imagem




Arranjos temáticos
: amei esta proposta! Foram arranjos criados para o natal, e este é um caso em que flores artificiais podem ser mais práticas na execução, visto que balas não podem molhar. Mas, caso vocês queiram as naturais, os bowl escondidos ou tubinhos são uma boa pedida.

Para finalizar, deixo um vídeo que ensina a fazer outros arranjos.... bjokas e até amanhã!
4 Comentários

Imagem da Semana!

25/5/2012

0 Comentários

 
Está aí mais uma imagem..! Fiquei apaixonada por estas araras... rs! 
Tirei esta foto na Feira de Milão.

Bjokas
 Imagem
 Imagem
0 Comentários

Salone Satellite - Feira de Milão (Parte 3)

25/5/2012

0 Comentários

 
Olá!! Bom dia...!

          Sei que já estamos na parte 3 deste tema, mas há tanta coisa que quero contar...! A feira é extremamente completa e tenho como missão transmitir um pouquinho para vocês. Hoje quero prestigiar os nossos designers brasileiros que estiveram presentes na feira por meio do Salone Satellite. Esta é uma das mostras que compõem o I Saloni e que iniciou em 1998 com o objetivo de dar uma oportunidade à jovens designers cheios de potencial! A diferença do Salone Satellite para o Fuori Salone é que existe um comitê (formado por grandes nomes mundiais do design) responsável pela seleção. Para participar, os designers devem ter menos de 35 anos e não ter uma produção industrial. Quando selecionados, o contrato de exposição dura 3 anos.
             Este ano foi o 15º Salone Satellite e teve como tema "Design <-> Technology" em homenagem ao Steve Jobs, um pioneiro no mundo contemporâneo à alinhar ambos conceitos. Dos designers e escolas selecionadas, os brasileiros que marcaram presença foram: Sérgio J. Matos, Pedro Franco, Nicole Tomazi e universidade PUC do Rio de Janeiro.
 Imagem
Sérgio J. Matos e eu no Satellite
Sérgio J. Matos: com 34 anos, a cultura brasileira toma forma nas peças deste designer, que usa as influências dos lugares onde morou (Mato Grosso e nordeste) no momento de criação. 
        Vocês podem conhecer um pouco mais do trabalho dele por meio da entrevista que ele deu para o Programa Click Noite. A minha entrevista está logo em seguida! 
Click aqui

. Para mais infos: http://www.sergiojmatos.com/index.html

 Imagem
Pedro Franco: hoje com 33 anos, iniciou a sua carreira como designer durante o seu curso de arquitetura. Nada mais, nada menos, sentiu-se inspirado e viu o seu potencial durante um workshop apresentado pelos irmãos Campana entre 1999 e 2000. Além de designer, é dono da A lot of Concept Store que é voltada para o desenvolvimento de produtos de sua assinatura, ações de branding e etc.

. Para mais infos: http://www.alotof.com.br/

 Imagem
Nicole Tomazi: tramadas a mão em pontos de tricô e crochê, suas peças são inspiradas em formatos já existentes na natureza. A linha Fractal criada para a exposição deste ano foi criada após seus estudos em geometria fractal, onde gráficos reproduzem formas naturais.

. Para mais infos: http://www.oferenda.net/

Bjokas e bom sábado!
0 Comentários

Fuori Salone - Feira de Milão 2012 (Parte 2)

24/5/2012

0 Comentários

 
 Imagem
        Falando novamente sobre a Feira de Milão, um tema tão cheio de assuntos, quero dividir com vocês um pouquinho do Fuorisalone, o Fora Feira, entre os brasileiros. Este é um circuito de design independente do ISaloni, ou seja, não possui nenhuma relação que não seja o objetivo de expor design. Além da mostra de móveis, o Fora Feira também inclui arte, moda, performances, lançamentos de produtos, lojas, showrooms..... É importante passar a concepção do que é o Fora Feira, porque apesar dos lançamentos ocorrem junto com o ISaloni, a proposta é completamente outra.

             Ocorrendo sempre de forma espontânea e coletiva, o Fuorisalone é um evento que teve início na década de 80 e foi concebido por empresas de design industrial. Eu falo que é coletivo, pois não há nenhuma instituição por trás selecionando os designers, é apenas necessário ter 3 coisas: uma exposição, vontade e local. E, como o próprio nome já diz, os eventos/exposições acontecem de forma anual e por toda a cidade de Milão, sendo que bairros como Tortonha, Lambrate e Brera já são reconhecidos pelo que oferecem ao grande público. Todos são, preterivelmente, jovens e charmosos, e de certa forma alternativos (pelo menos para mim... rs) por abrigarem berços de criatividade.
             Para finalizar este post, deixo algumas imagens que eu mesma tirei durante a minha visita e dois vídeos bem interessantes. O primeiro é bem curtinho para vocês se animarem e o segundo, que já é um pouco mais longo e em inglês, é legal por mostrar a dimensão dos showrooms. 

Bjokas
(Bisazza é uma marca de revestimentos que contou com a participação especial do designer Oki Sato e outros dois designers para a linha Bisazza Banho)
0 Comentários

Lavabo: o bibelô da casa 

23/5/2012

1 Comentário

 
Boa tarde!!! 

        Não sei se vocês são que nem eu, mas eu adoro conhecer os lavabos das casas que visito. E quando projeto algum lavabo para os meus clientes, dedico um tempinho especial só pensando em como criar algo confortável, elegante e cheio de mimos. Eu acredito que é uma parte da casa que merece toda a atenção e carinho, pois são ambientes pequenos e utilizados pelos nossos convidados. Mas como transformar esses espaços em bibelôs?! A única resposta é: por meio de toques especiais, como um papel de parede diferenciado, ou um espelho bonito, ou tantas outras coisas. Hoje quero mostrar as diferentes opções que temos, das mais caras até as mais baratas e criativas.
 Imagem
Meu mais recente projeto :: Notem o uso de dois espelhos juntos
  • Papéis de Parede: são uma boa opção por oferecer diferentes texturas, cores e materiais. A grande vantagem é que lavabos são ambientes pequenos, gastando apenas um rolo (mais acessível), e sem umidade, garantindo a integridade e duração do papel. 
  • Adesivos decorativos: esta é uma opção barata e de fácil alteração, ou seja, você pode retirar o adesivo e trocar por um diferente sem muitos problemas.
  • Flores: falsas ou naturais, elas humanizam qualquer tipo de ambiente. Se forem falsas, vocês podem fazer o acabamento com sal grosso ou cascas de árvore.
  • Espelhos: famosos por acrescentar amplitude ao local, além de necessários, são uma oportunidade para acrescentar detalhes, já que existem diversos tipos de espelhos que vão desde o estilo vitoriano até ao estilo contemporâneo.

 Imagem
Casa Bauru :: Plantas com sal grosso e papel especial
  • Acessórios: como acessórios, consideramos toalhas, saboneteira, bandejas, lixeiras para papel e para toalha, lenços de mão, sachês e etc etc etc. Aqui temos um mundo de opções (rs!). Estes são responsáveis por acrescentar cor e sofisticação, claro que sempre dentro de um conceito. Isso não podemos esquecer nunca! 
  • Lustres: adoro pendentes!!! Recomendo usar os pendentes como o complemento da iluminação, e não como a única fonte; mas caso vocês não gostem, lustres sozinhos ou luzes indiretas também são válidas.
  • Cubas e torneiras: como a principal função é só lavar as mãos, vocês podem brincar com os formatos e cores, utilizando alguns diferenciados.
  • Pedras: gosto muito da combinação de uma pedra, como mármore e granito, com papel de parede. A pedra também permite o desenho de nichos (ótimos para plantinhas e toalhas).
         A seguir, fotos com exemplos do que falei acima:

Espero que vocês tenham gostado. Bjokas
1 Comentário

Quadros e mais quadros...

21/5/2012

6 Comentários

 
Olá! 

            Uma parte importante da decoração de um ambiente são os quadros. São peças importantes e muitas vezes caras, mas que quando posicionadas de forma errada, podem até desmerecer a ambientação. Para isso, existem algumas regras básicas que vocês podem seguir:
  • Dê preferência à paredes vazias sempre.
  • Obras de arte de maior importância: se possível, posicione-as em locais de maior destaque, valorizando-as ainda mais.
  • Vários quadros pequenos: numa só parede, organize-os seguindo um determinado critério, como mostra a figura abaixo:
  • Quadros acima de sofá: recomenda-se pelo menos 25 cm do topo do sofá e de forma centralizada, entretanto, é válido considerar o eixo de 1,60m.
 Imagem
  • Quadros acima de aparador: diferente do sofá, recomenda-se, pelo menos, 20 cm.  
  • Em geral, os quadros ficam mais elegantes na altura da linha dos olhos para baixo, assim, ao observar, a pessoa mantém a sua postura natural.

Bjokas
6 Comentários

Imagem da Semana!

18/5/2012

0 Comentários

 
Já que falamos do estilo Vintage Comtemporâneo, está aí mais uma opção...! Bjokas
 Imagem
Cômoda colorida (Feira de Milão 2012)
0 Comentários
<<Anterior

    Categorias

    Todos
    Banheiros E Lavabos
    Cores
    Cozinhas
    Datas Comemorativas
    Design
    Designers E Arquitetos
    Dicas
    Entrevistas
    Eventos E Exposições
    Fases Da Arquitetura
    Feira De Milao
    Feng Shui
    Flores
    Iluminação
    Imagem Da Semana
    Marketing
    Materiais E Técnicas
    Moda + Design De Interiores
    Móveis
    Organizacao E Limpeza
    Quartos E Closets
    Restaurantes E Hotéis Design
    Sala De Estar E Jantar
    Tecidos
    Tecnologia

    Archives

    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Março 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012

    Feed RSS

Alameda dos Maracatins, 1217 - Conjunto 917 - Moema - São Paulo
Telefone: 11 3881.0227